quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Hands On Lab – NHibernate com MVC


E ae galera! Estou aqui de novo, desculpe não ter postado coisas novas, devido ao fato de ter passado por algumas semanas meio "ocupado". Mas hoje, neste post de autoria do Denis Ferrari. O assunto abordado no post, foi um curso que fizemos em Vitória, na Mindworks, ministrado por ele, o curso foi muito bom, deu pra aproveita muita coisa, e a partir disso venho lhes mostrar o que ele comentou em seu blog.
Nesse sábado (25/09), tive a honra de ministrar o primeiro Hands On Lab da Mindworks que abordou dois temas muito interessantes: ASP.NET MVC e NHibernate. Com carga horária de oito horas, o treinamento visa construir uma projeto etapa por etapa junto com a turma, desde os conceitos até as aplicações práticas.
Partindo da camada de domínio, modelamos as classes e revisamos vários conceitos sobre essa etapa tão importante de qualquer projeto. O objetivo dessa parte é praticar a programação orientada a objetos, que é a base das técnicas de construção mais eficientes.
Com o domínio configurado, a próxima etapa é resolver como o projeto terá os seus objetos persistidos. Nessa etapa, não só criamos o banco de dados, mas também configuramos e testamos a utilização do NHibernate, desde a criação da configuração e mapeamento até as inserções, atualizações e consultas.
A parte final do curso aborda o ASP.NET MVC, desde os conceitos até a aplicação prática. Nessa etapa construímos a apresentação do projeto utilizando como base as outras camadas já desenvolvidas. Não só percebemos o poder do ASP.NET MVC, mas também como todas as coisas se encaixam.
Gostei muito desse modelo de treinamento, pois não só abordamos temas interessantes, mas também discutimos durante o dia vários aspectos importantes de um projeto de software. O treinamento não visa formar especialistas em nenhuma dessas tecnologias, mas dar o embasamento necessário para que novas empreitadas possam ser iniciadas com maior segurança.

Referência: Herois da T.I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário