segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Vantagens de se Investir na Virtualização

Saudações Pessoal, venho aqui mostra-lhes alguns motivos para se investir em virtualização!!! Espero que gostem.


O que é virtualização?
Virtualização pode ser definida como a criação de um ambiente virtual que simula um ambiente real, propiciando a utilização de diversos sistemas e aplicativos sem a necessidade de acesso físico à máquina na qual estão hospedados. Isso possibilita que o usuário possa usar o Word através do Linux, isso porque usando conceitos de virtualização podemos reduzir a dependência que os recursos computacionais exercem entre si.

E quais são suas vantagens?
Algumas das muitas vantagens que a virtualização proporciona são:

- Segurança: as VM’s (virtual machines) são isoladas e independentes umas das outras.
- Redução de custos: necessita-se de menos hardware (menos dispositivos físicos, como computadores, switches etc.) para gerenciar uma rede.
- Redução do consumo de energia: devido à redução na quantidade de dispositivos.
- Melhor aproveitamento do espaço físico: com menos máquinas a necessidade de espaço diminui.
- Melhor aproveitamento do hardware: com o compartilhamento de hardware entre as VM’s numa mesma máquina, reduz-se a ociosidade do mesmo.
- Possibilidade de simular redes de computadores com menor demanda de hardware.
- Possibilidade de utilizar de SO’s (sistemas operacionais) que não possuam compatibilidade com o hardware sobre o mesmo: caso o software gerenciador de máquinas virtuais seja compatível com esse hardware e possibilite a emulação do mesmo para um SO incompatível.
- Facilidade ao migrar ambientes: evita reinstalação e reconfiguração dos sistemas a serem migrados.
- Utilização de uma VM como ambiente de desenvolvimento: possibilita testes em SO’s distintos e, por prover um ambiente isolado, evita que falhas na configuração e/ou execução, ou até mesmo vírus, danifiquem o hardware da máquina.

Mas o ponto que eu queria mostrar a vocês é que utilizando a virtualização podemos preservar o meio ambiente. Como assim?

Com a virtualização conseguimos rodar em servidores físicos vários computadores virtuais fazendo com que diminua o número de servidores físicos nos datacenter das empresas. Isso é um fator positivo que se deve levar em conta, pois estamos buscando formas sustentáveis e menos prejudiciais o nosso uso da computação.

Como a virtualização esta em evolução, podemos espera muito ainda por vir. Mas já não é uma grande coisa a possibilidade de se economizar dinheiro e ainda por cima de forma ecológica?

Referências: Olhar DigitalDemasio